free website stats program

Gone is Gone – Echolocation

Depois de um EP homónimo lançado no ano passado, o super-grupo Gone is Gone está de volta com o seu primeiro disco.

Integrantes neste projecto incluem Troy Sanders dos Mastodon no baixo e voz, Ben Weinman dos The Dillinger Escape Plan na guitarra ou o multi-instrumentista Troy Van Leeuwen dos Queens of the Stone Age, todos a trabalharem fora da sua zona de conforto num álbum de tonalidades negras, mas em que o peso deriva da atmosfera partilhada com uns The Cure e enamoramentos contemplativos com o Shoegaze dos Isis.

Um claro caso em que o todo vale mais do que apenas a soma das suas partes, a banda vê Sanders num registo muito diferente do normal, cantando melodicamente todas as faixas e, embora por vezes tal demore a entranhar-se (é constrangedor ouvir o músico a tentar puxar pela voz na balada acústica ‘Resolve’), a verdade é que o seu negrume murmurante se adapta na perfeição a momentos sombrios como a explosiva ‘Sentient’ ou a sinistra ‘Dublin’.

Não se pense, no entanto, que Echolocation é sempre servido a lume brando; o que não faltam são momentos para colocar o pé no acelerador, onde o passado dos músicos é também ele mais visível. A incendiária ‘Gift’ não ficaria mal colocada em …Like Clockwork e os contornos Sludge que adornam ‘Pawns’ nos lembram que os Mastodon agora quase se aproximam da Pop de vez em quando, situando-se no mesmo patamar de ‘Ornament’, de refrão gigante e baixo viciante.

Há ainda tempo para uma versão arrepiante de ‘Roads’ dos Portishead, que encaixa no imaginário da banda como uma luva e se torna mesmo no melhor momento do disco, ao contrário do pretensiosimo melancólico que a sucede, em ‘Slow Awakening’ (embora a sua parceira ‘rápida’ nos ponha a bater o pé num ápice).

Desta forma, os Gone is Gone mostram que são muito mais que apenas um super-grupo, cunhando o seu próprio som por entre toadas quase metaleiras e atmosferas verdadeiramente noir, onde só nos resta pensar onde esta banda irá a seguir, depois de abrir 2017 em grande.

 

You may also like...