free website stats program

Acaba a libertinagem, regressam os Libertines

Mais cedo ou mais tarde teria que acontecer – Pete Doherty volta a dar que falar, desta vez não em relação à sua dependência de drogas mas sim ao abandono delas numa clínica Tailandesa, de onde nos chegam declarações no mínimo humanas.

Depois de 10 anos acorrentado à heroína (e tudo o mais que lhe caísse no colo), o vocalista dos Libertines decidiu organizar a vida que ainda lhe restava através de um pedido de ajuda para largar o vício, e o Centro de Recuperação Hope fez o resto.

Muito antes de eu saber sequer o que eram drogas duras, a heroína já existia na minha vida. Eu ainda não sabia, mas subconscientemente já fazia parte dela, como se se tratasse de um monstro adormecido. Mais tarde, quando me mudei para Londres e andava numa onda de rock psicadélico do anos 60, vim a descobrir tudo nos clubes underground – LSD, cannabis, speeds,… havia de tudo.

Então conheci a heroína, mas nessa altura, e graças a Oscar Wilde, Kubla Khan (poema épico de S. T. Coleridge) ou Thomas DeQuincy, chamava-lhe ópio; era não uma droga dura, mas sim um elixir, um remédio para a mente.

Desde essa altura até hoje,muita coisa mudou, nomeadamente o facto de que se não tivesse obtido ajuda, o próximo passo seria o suicídio.

A todos os que estão na mesma situação pela que passei, aguentem-se – durante mais de 10 anos senti-me impotente, mas existem saídas.

É fácil de constatar, aliás, que a música dos The Libertines se estava a tornar cada vez mais depressiva e negra, obviamente graças à atracção gravitacional da heroína, o que levou a um hiato entre Doherty e a banda. Depois destas declarações, Doherty anunciou ainda que pretendia angariar fundos através de concertos para auxiliar pessoas com o mesmo problema.

Os rumores de um novo álbum dos Libertines apontam para 2015, graças aos concertos de reunião da banda este ano no Reino Unido.

Abaixo, duas fotos de Pete Doherty no Centro de Recuperação Hope.

Libertines

Monkey business.

pete-doherty-3

How do I look now?