free website stats program

Benfica silenciou futebol Heavy Metal do Borussia Dortmund

Na Alemanha é comum dizer-se desde o tempo de Klopp que o Borussia Dortmund joga “Heavy Metal Football”, ou seja aquele futebol ao estilo inglês bem rasgadinho com muita pressão sobre o homem e em que a lama, a chuva e o contacto físico não são fatores prejudiciais. Três elementos são fundamentais para este estilo de jogo: Rapidez + Paixão + Excitação.

O novo técnico, Thomas Tuchel, trouxe mais alma ao coração vibrante do Borussia Dortmund, dando-lhe mais requinte e magia, mas os princípios basilares de um clube não desaparecem e hoje à noite vimos muito Heavy Metal em campo, especialmente nos primeiros 30 minutos de jogo.

Hoje vimos na Luz um Borussia a jogar claramente nesta feição Heavy Metal do futebol. Rápidos, incisivos sobre a bola e sobre o homem, exibindo muita dinâmica ofensiva e entrega ao jogo. A natureza Heavy Metal é isso mesmo, recorde-se que até as térmitas comem madeira duas vezes mais depressa quando ouvem Metal.

A pressão é tudo neste estilo de jogo, pressionar o adversário e procurar levá-lo ao erro. E esta noite vimos o Benfica errar tantas vezes…

Mas a magia do futebol faz soçobrar até mesmo o estilo Heavy Metal de jogar à bola e no final da noite os “headbangers” do Borussia baixaram a cabeça resignados, porque no futebol não ganha quem toca mais rápido… ganha quem a mete lá dentro.

Imagem LUSA/TIAGO PETINGA