free website stats program

Conheçam Ana da Silva a guitarrista portuguesa que inspirou Kurt Cobain

Foi o escritor William S. Burroughs que apresentou Leadbelly a Kurt Cobain, mas foi a portuguesa Ana da Silva, guitarrista das The Raincoats, uma das musas do frontman dos Nirvana.

As The Raincoats são uma banda post punk britânica, formada por Ana da Silva e Gina Birch, em 1977, enquanto estudavam no Hornsey College of Art em Londres. A line-up original incluía Ross Crighton na guitarra e Nick Turner na bateria.

Em1978, a line-up da banda tornou-se inteiramente feminina, quando a ex-baterista das The Slits, Palmolive e a violinista clássica, Vicky Aspinall integram as The Raincoats. O primeiro single sai em ’79, via Rough Trade Records, seguindo-se o primeiro LP.

As The Raincoats nunca foram uma banda de culto, mas exerceram um fascínio demiúrgico nos círculos mais criativos de uma nova geração de ‘rockers’.

Kurt Cobain foi um dos fãs inveterados da banda, a ponto de ter contribuído para a reedição em CD dos primeiros três álbuns da banda, via DGC e Rough Trade com notas escritas por ele e Kim Gordon.

Ana da Silva e Kurt Cobain tiveram um breve encontro numa loja de antiguidades em Londres, que ficou para sempre imortalizado, assim como a sua adoração pelas The Raincoats, nas notas a Incesticide.

Sobre as The Raincoats escreveu Kurt Cobain:

“… Eu não sei muito sobre as The Raincoats, excepto o facto de elas terem músicas que me influenciaram tanto, que de cada vez que as ouço, lembro-me de um momento particular da minha vida em que estive (digamos assim) extremamente infeliz, solitário e aborrecido. Se não fosse a luxúria de pôr a tocar aquela cópia do primeiro disco das The Raincoats, eu teria tido poucos momentos de paz. Acho que podia ter pesquisado um pouco mais sobre a história da banda, mas acho que é mais importante dizer aquilo que sinto e como é a sonoridade delas. Quando ouço as The Raincoats sinto-me como um fugitivo num sótão, violando e na escuridão. Mais do que ouvi-las, sinto que estou a ouvir nelas. Estamos juntos na mesma casa velha e tenho que estar completamente quieto ou elas podem ouvir-me enquanto as espio de cima, se for apanhado – tudo estará perdido porque esta é a cena delas.”