free website stats program

É possível obrigar o cérebro a gostar de um estilo musical

Por mais que uma banda esteja na moda, tal não significa que tenhamos de gostar. Antes pelo contrário. Se calhar até nos questionamos como é que é possível existirem tantas pessoas a gostar do mesmo. E, por mais que nos obriguemos a ouvi-la repetidamente, a nossa opinião permanece inalterável.

Contudo, parece que agora já é possível tornarmos-nos fãs de estilos nunca antes apreciados. Basta querer. Acontece que uma equipa de investigadores descobriu a parte do cérebro responsável pelas nossas opções musicais. E, através deste avanço científico, conseguiram tornar um homem, de 60 anos, fã incondicional de Johnny Cash.

O estudo foi publicado na revista Frontier in Behavioral Neuroscience e explica que tal situação é possível após receber um implante no cérebro. O homem, que nunca foi amante de música, começou inesperadamente a ouvir os temas do cantor e compositor norte-americano, chegando mesmo ao ponto de comprar toda a discografia. Enquanto a bateria do implante durou, o homem ouviu vezes sem conta todas as músicas de Johnny Cash, que afirmava lhe transmitirem alegria e bem-estar. Porém, o encanto terminou quando a bateria chegou ao fim.