free website stats program

Laika – Somnia

Para os amantes do death metal melódico, apresentamos agora o mais recente EP dos Laika. Uma opus breve, mas que certamente encontrará tempo de antena para os melómanos que nos acompanham.

A banda tem nome de canino soviético, mas mistura o bom velho som de Gotemburgo com sonoridades mais contemporâneas de terras do Tio Sam. Assim sendo, estes Laika também soam estratosféricos e não desmerecem o nobre filão de onde emana a sua música.

Somnia despoleta em ritmo de ataraxia com a instrumental “Restless Mind”, mas logo Jordan Dorge rebenta a plenos pulmões para uma desgarrada e compulsiva “Escalation Of Terror”. Nota de apreço para o trabalho ao nível da guitarra por Ian Garraway, algo que será a tónica ao longo de todo o disco.

A componente mais melódica emana dos teclados de Steve Tedham que marcam presença de forma sub-reptícia, mas premente, em temas como o homónimo “Somnia”, sendo que o quociente de empolgamento ganha destaque ao nível dos solos de guitarra.

Chegado ao quarto capítulo desta saga, já estamos rendidos ao som da banda, mas “Fidelity”capta ainda mais a nossa atenção para uma banda que, apesar de não ter sido descoberta por uma editora, tem imenso potencial.

Há ainda tempo para um interlúdio instrumental com “Dream Of Nothing”, facto que acolhemos com gratidão, visto que de seguida há uma trepidante “The Immortal”, em que saudamos o trabalho do baixo de Mike Mason. Está encontrado o nosso tema favorito de Somnia.

Mas há mais para descobrir neste registo de uma banda canadiana que terá certamente uma palavra a dizer num género musical exigente e extremamente competitivo.