free website stats program

Como escolher o melhor WC num festival?

Nesta altura do ano são muitos os festivais que nos convidam a passar alguns dias ao ar livre, entre amigos e ao som das mais variadas bandas. E, há melhor programa? O problema é que fazer-se aquilo que se gosta exige alguns sacrifícios da nossa parte. E um deles é, certamente, para muitos de nós ter acesso a uma casa de banho decente no recinto de um festival. E, por decente, entenda-se minimamente limpa e com papel higiénico.

Se no primeiro dia as coisas ainda funcionam como idealizamos, no segundo, já parece que estamos a viver um autêntico filme de terror. O papel higiénico torna-se um bem raro e é possível apreciar várias “obras de arte” por essas WC fora… E, por mais que planeemos ao pormenor a nossa ida à zona das casas de banho, a probabilidade de encontrar uma delas cheirosa e sem “adereços”, não é muito alta. Resta-nos, então, controlar a ingestão de líquidos, por exemplo, de forma a reduzir o número de más experiências.

Mas, a pensar nos sacrifícios realizados por muitos festivaleiros, durante as idas às casas de banho, um canal do Youtube intitulado Numberphile – que publica vídeos sobre teorias formuladas com base em estudos matemáticos – encontrou a solução para este problema das WC.

Através de estatística, calcularam uma fórmula para encontrar uma boa casa de banho num festival. Numa primeira análise, agruparam modelos de WC diferentes em grupos de três: A dos sonhos de qualquer um, a aceitável e a mais suja de todas. E calcularam a probabilidade de acertar com a melhor de cada grupo de três, quando estamos na fila e ainda não sabemos o que nos espera além da porta.

Veja o vídeo e aproveite para tirar algumas notas. Agora, quando estiver no recinto, talvez já exista uma menor probabilidade de errar.