free website stats program

Moe’s Implosion – Savage

Os Moe’s Implosion, originários do Montijo, já tinham dado mostras do seu valor no incendiário Light Pollution de 2011, mostrando o seu Post-Rock “à Linda Martini“, mas menos Punk e mais espacial, que só não teve mais destaque porque o meio alternativo português estava saturado de lançamentos do género na altura.

Agora regressam com Savage e não parecem estar dispostos a abdicar da atenção que já vêm recebendo no undergroung nacional, continuando a entregar a sua fórmula de guitarradas ora musculadas ora etéreas, receita que também se aplica à voz e que resulta num som algures entre uma garagem lisboeta e a Lua, mas sempre com emoção para dar e vender.

“Fassbender”, o single de amostra que precedeu o álbum, mostra uma simbiose instrumental fantástica e um controlo rítmico da melodia impecável, que resulta numa faixa de impor inveja aos seus congéneres (e não, quando se canta com o sentimento dos Moe’s Implosion, o idioma não ser o materno está longe de ser uma questão).

A proeminência das dinâmicas do Post-Rock em termos de construção de uma música até ao clímax e consequente explosão são notórios na banda portuguesa, como é visível em “Dreaming Wide Awake”, inicialmente atmosférica, escalando até a apoteose, ou na excelente “Wave Race”, com o seu final explosivo.

Sempre com esta faceta presente, os Moe’s Implosion também não se negam a explorar outras paragens, seja através da ora rockeira ora confessional “The Storm” ou do sentimentalismo final de “Preacher”, que no seu tom delicodoce acaba por nunca conquistar, excepção feita ao seu desfecho que serve bem um álbum que mesmo assim pedia mais à sua música conclusiva.

Curiosamente, é mesmo a faixa-título inicial que deixa mais a desejar, “destilando” o seu Post-Rock formulaico de forma banal que não deixa adivinhar que depois dela se segue um dos melhores álbuns nacionais do ano, equilibrando a emotividade do Post-Rock com a crueza do Garage Rock num álbum expansivo e de grande crescimento para os Moe’s Implosion.