free website stats program

Moonspell vão lançar novo álbum em 2017 sobre o Terramoto de Lisboa

Os Moonspell já o tinham prometido no concerto apocalíptico no Campo Pequeno (Lisboa) em fevereiro e agora confirmam a notícia: em novembro deste ano a banda vai lançar um disco sobre o Terramoto de Lisboa de 1755, intitulado simplesmente “1755″.

As novidades não terminam aqui. Este novo trabalho será totalmente cantado em Português. A banda de dark metal encontra-se atualmente no seu estúdio privado, Inferno, em pré-produção com John Phipps, tal como já publicitaram na sua página de Facebook, com vídeos e fotografias do trabalho diário. Em abril vão para o estúdio com Tue Madsen, produtor que já trabalhou com eles em várias ocasiões (Under Satanae, Night Eternal, Alpha Noir/ Omega White) e com bandas como os Meshuggah, Born from Pain e Sick of it All.

O Terramoto de Lisboa de 1755, juntamente com os subsequentes incêndios e um maremoto, destruiu quase por completo a cidade de Lisboa e áreas adjacentes, sendo o sismo mais destrutivo de que há registo no nosso país. Este episódio histórico que abalou Portugal no século XVIII impressionou o vocalista Fernando Ribeiro e os restantes integrantes da banda. Em entrevista à Spark TV, Ribeiro contou que «eu sempre fui fascinado pelo Apocalipse, o fim, e nós tivemos essa experiência no século XVIII, em 1755 (…) [o terramoto] influenciou a forma como as pessoas pensavam sobre deuses, religião». «Foi trágico e traumático, mas o terramoto originou um país mais moderno, um país que até passou por um período de prosperidade depois».

Fernando Ribeiro também explicou como será o novo trabalho em termos musicais: «Nós apaixonámo-nos pelo conceito e fazia sentido cantar na nossa língua materna, Português». «Vai ser mais pesado que ‘Extinct’ (…) Cantar em Português permitiu-me encontrar uma expressão diferente como vocalista». Ribeiro ainda adiantou que «não será gótico [o disco]. Acho que é mais um álbum de metal».

Na verdade, a ideia inicial da banda portuguesa era incluir as músicas deste novo álbum como bónus do DVD “Lisboa Under The Spell”, gravado no ano passado durante o já mencionado concerto no Campo Pequeno, a 4 de fevereiro (que sairá em 2018). No entanto, a ideia evolui para a gravação de um novo disco.

Os Moonspell vão voltar à estrada já em maio para uma digressão na América Latina (tour dos 25 anos) e atuarão também em vários festivais de verão. Portugal nunca é esquecido e o grupo prometeu em breve revelar mais datas de concertos no nosso país.

O último disco da banda foi o bem-sucedido “Extinct”, lançado em 2015 pela Napalm Records e que apresentou os singles Breathe (Until We Are No More)”, “Extinct” e “The Last of Us”.

You may also like...