free website stats program

O primeiro concerto de estádio

O meu foi este:

paul2015

Mesmo que o vosso não tenha sido assim tão histórico, estamos todos gratos por podermos ir a concertos de estádio – certo? Gratos aos Beatles, claro!

Isto porque foi há 50 anos e meio que eles o fizeram pela primeira vez.

Shea Stadium

shea3

shea4

Nessa altura, os Beatles dispunham de amplificadores VOX tão potentes como os de uma banda de garagem. Por isso, além de não se ouvirem entre si por causa da histeria da multidão, a multidão também não os ouvia a eles (se alguém já tiver bebés e estiver por dentro do facto de que eles apreciam ruído branco, pode pô-los a ouvir um pouco deste concerto: há momentos em que a frequência dos gritos é tão alta que ao ouvido do comum mortal tanto pode ser produzida por 60 000 raparigas loucas como pela televisão avariada lá de casa). É uma sorte que assim tenha sido, porque o John Lennon pôde praticar o seu Japonês sem ninguém se aperceber (aos 50 segundos, if you please…):

Isso viria a dar-lhe muito jeito uns anos mais tarde.

john meme

Este concerto aconteceu em Nova Iorque, no Shea Stadium, a 15 de Agosto de 1965, dias depois do lançamento do álbum “Help!”, e durou cerca de meia hora. Podem aproveitar que os Beatles e o Spotify se entenderam, há cerca de 15 dias, e ouvir esta playlist que eu fiz com o line-up do concerto (muitas músicas pertencem ao álbum The Beatles For Sale (Parlophone, 1964) – ou seja, rockalhada à Chuck Berry:

shea2

Apesar de os Beatles terem continuado a existir como banda até 1970, não faltaria muito mais de um ano para que deixassem de actuar ao vivo. Com as suas limitações técnicas, histeria colectiva e criatividade, uma época assim nunca mais se repetirá. Já concertos de estádio continuará a haver com fartura, e ainda bem.


Texo por: Catarina Reis