free website stats program

¡Pendejo! – Atacames

Pendejo é um nome sonante para uma banda, mas não seria o que esperaríamos e vindo de holandeses, ainda que com ascendência hispânica: El Pastuso (vocais e trompete), Jaap Melman (guitarra), Stef “El Rojo” Gubbels (baixo) e Jos “Pepellin” Roosen (bateria).

Assim, de Amesterdão com sabor latino chega-nos este Atacames e preparem-se para serem surpreendidos, porque há estranhas misturas e ingredientes a ferver neste caldeirão musical. A nota mais curiosa que descobrimos quando escutamos “El Verano Del 96” é a ocasional flutuação de protagonismo entre a voz de El Pastuso e a “voz” do seu trompete. Note-se ainda a forma como o tema evolui para tonalidades quase doom/stoner nas guitarras.

Guitarras pesadas com doses elevadas de distorção são imagem de marca como podemos ouvir em “Amor Y Pereza“. Um tema que termina em ritmo festivo ao som do trompete. Há momentos mais pesados como “Uñero”, “Cuarenta y Siete” e “Camaron”, mas sempre debitados em castelhano e com a voz de El Pastuso em estertor furioso. Há melopeias soturnas como “Amiyano” que desembocam em epílogos empolgantes. Há ainda um projecto de balada histriónica e quixotesca chamado “Hermelinda”.

Atacames é um curioso e sui generis álbum de metal, no entanto, não será para todos os palatos musicais e o facto de ser integralmente cantado em castelhano também não lhe trará uma legião de fãs, mas ainda assim vale a pena ouvir pela inusitada e peculiar fusão de musicalidades ao estilo El Mariachi goes Heavy Metal!