free website stats program

Popular Alvalade recebe exibição de documentário sobre o punk português

O Popular Alvalade (Lisboa) vai receber no dia 12 de março a segunda parte de um documentário sobre a história do movimento punk em Portugal. Este intitula-se “Enterrado na Loucura- Punk em Portugal 78-88- a 2.ª vaga” e é uma continuação da história já revista em “A Um passo da Loucura – A 1ª Vaga” (2015). A sua criação foi possível graças aos esforços dos realizadores Hugo Conim e Miguel Newton.

A segunda parte centra-se nos anos de 1982 a 1988, um período frutífero para o nascimento de novas bandas nacionais, como os Crise Total, Grito Final, Kú de Judas, Mata-Ratos ou Peste & Sida.

Estes dois capítulos pretendem mostrar um retrato fiel da história do punk português, recorrendo a testemunhos de bandas, fãs e outros indivíduos envolvidos neste fenómeno. Desta forma, o documentário não se restringe apenas uma narrativa pragmática e básica do movimento punk, mas foca também as dimensões estéticas, políticas, legais, entre outras, que fazem parte desta história.

Entre as várias testemunhas entrevistadas, encontram-se nomes sonantes como como Adolfo Luxúria Canibal (Mão Morta), Guilherme Lucas (Cães Vadios/’Grémio’), Kalú Ferreira (Xutos & Pontapés), Manolo Almeida (Crise Total), Samuel Palitos (Censurados), etc.

Após a exibição de “Enterrado na Loucura”, os Patrulha do Purgatório vão entrar em palco para tocar dez temas icónicos do punk rock português, compilados no primeiro álbum, “Pede a Deus que te mate e ao Diabo que te leve”, que sairá em março através da Hell Xis Records. Os Patrulha do Purgatório contam com Miguel Newton (Mata-Ratos) na voz, Hugo Conim (Clockwork Boys / Sadists / Dawnrider) na guitarra, acompanhados por Túlio Maravilha e Juvenal Caveira.

A matiné começa às 16h e prolonga-se até às 20h no Popular Alvalade.

Antes da exibição em Alvalade, o documentário também será apresentado na quinta edição do Talkfest 2017 (International Music Festivals Forum), no Stairway Club em Cascais a 9 de março. Este evento terá igualmente uma sessão do documentário seguido de um concerto dos Patrulha do Purgatório. Os bilhetes podem ser comprados no local ou com a compra do novo CD da banda.

You may also like...