free website stats program

Queen – Live at the Rainbow ’74

Foi preciso esperar quarenta anos, mas finalmente, o nunca anteriormente divulgado primeiro álbum ao vivo dos Queen já está disponível para os fãs. A data é seminal na história do Rock, 31 de Março de 1974 e o palco londrino verdadeiramente emblemático, o The Rainbow.

Os Queen eram apenas uma banda em ascensão, longe do estatuto de banda de culto que alcançariam mais tarde, assim sendo, naquele dia, nenhum dos presentes imaginava que estava perante um dos maiores fenómenos musicais dos anos vindouros.

Queen: Live at the Rainbow ’74 foi gravado no momento apoteótico em que os Queen fechavam a primeira digressão como headliners e as reacções tinha sido sempre entusiásticas. O single “Seven Seas of Rhye” alcançara recentemente um sucesso que poucos podiam adivinhar e estava em décimo lugar na tabela de vendas.

Se o lançamento em CD é digno de celebração, na nossa opinião o facto de podermos ver o concerto em DVD torna-o muito especial. A qualidade da gravação remasterizada é digna de registo e ver e ouvir um esquálido Freddie Mercury de longos cabelos no seu icónico “eagle suit” branco é algo magistral para qualquer fã do Rock, até porque neste momento a banda apresenta-se em plena irreverência roqueira.

Mercury “namora” como poucos a plateia, mas há ainda que juntar o excelente trabalho de Brian May na guitarra, Roger Taylor na bateria e John Deacon no baixo. Juntos estes músicos criavam um som verdadeiramente original para o público inglês da época.

Esta jóia do Rock ficou, no entanto, na gaveta ao longo das décadas seguintes, porque a máquina criativa dos Queen impossibilitou a edição. Temas como “Flick Of The Wrist”, “Seven Seas Of Rhye” e “Killer Queen” marcam o concerto. Este último, seria retomado em “Sheer Heart Attack”, lançado ainda em 1974.

Este lançamento tem assim interesse redobrado como documento musical e histórico. Para além do CD que inclui 12 temas nunca antes editados, há ainda um DVD, Blu-Ray e vinil.