free website stats program

Será Stonehenge um instrumento gigante?

Uma nova pesquisa levada a cabo pelo Royal College of Art, do Reino Unido, abriu a possibilidade de que o misterioso monumento poderá ter sido em tempos, um instrumento musical.

Ao longo de vários séculos tem se especulado o porquê de tal construção. Várias teses, apontam para um local de sacrifícios humanos ou até um instrumento de astronomia, mas nesta nova investigação surge a possibilidade do mítico monumento ter sido utilizado como instrumento musical devido ás propriedades acústicas descobertas nas rochas.

Após meses de estudo em diferentes tipos de rochas, a equipa responsável pela pesquisa chegou à conclusão que as “bluestones” (rochas identificadas em Stonehenge) produzem um som único, quando batucadas. Quanto comparadas a outras rochas, estas “cantam” quando lhes batemos.

O som produzido pelas rochas de Preseli, em Gales (de onde se pensa terem vindo as rochas que constituem o monumento pré-histórico) possui uma sonoridade muito mais melódica.

Para os cientistas, esta é uma razão bastante plausível, pois poderá explicar o motivo do porquê destas rochas gigantes terem sido deslocadas pelo Homem desde Gales até Wiltshire (200 milhas, cerca de 321km). “Estas pedras podem ter sido consideradas mágicas, por causa das suas qualidades sonoras, é verdadeiramente Rock” comentou Paul Devereux, que liderou o estudo.

E vocês? O que pensam disto?