free website stats program

The Body Politic – Egressor

Os The Body Politic são uma banda praticamente desconhecida na ocidental praia lusitana. Mas oriundos de Vancouver Island procuram afirmar-se no competitivo meio do Metal Progressivo e, na verdade, parecem afirmar-se cada vez mais como uma das bandas mais promissoras a pontificar no meio progressivo canadiano.

O EP Egressor sucede ao álbum All Too Human (2011), sendo que este novo lançamento representa o nosso primeiro contacto com a música da banda.

O pendor melódico comum neste género, não coíbe a banda de enveredar por uma postura mais enérgica e agressiva, desencadeando barragens de riffs. A abertura, com “Vitam Agere” será um bom exemplo desta vocação Metal, sendo que a próxima “Armature” parece procurar uma gestão do pendor melódico e das notas agressivas em busca de um equilíbrio entre essas duas facetas que parecem muito presentes na identidade da banda.

No entanto, não podemos esquecer que estes músicos estudaram Jazz na Universidade e, apesar de não haver aqui uma influência significativa desse género musical, o carácter minucioso da composição denota essa formação e é mais evidente nos temas mais melódicos como “Colqhoun” e “Swing For the Fences” e mesmo na natureza mais groove do epílogo “Irradiate”.
Concluímos apontando um aspeto menos positivo ao nível da qualidade da produção, visto que esta não parece estar ao nível da execução técnica dos músicos, facto que prejudica a avaliação de um trabalho que merece, contudo, audição atenta.