free website stats program

The Kooks – Listen

Listen é o quarto álbum de estúdio da banda de Pop Rock britânico, The Kooks, sendo o primeiro registo com o baterista Alexis Nunez. Neste momento conta já com os singles: “Down”, “Bad Habit”, “Forgive & Forget” e “Around Town”, este último serve como intróito e denuncia logo à partida a mescla de elementos jazz, gospel, e R&B que fazem agora parte da sonoridade da banda e que distanciam este novo trabalho do registo anterior, Junk of the Heart (2011). Demasiados singles, na nossa opinião, para um álbum que não parece ter uma densidade musical que permita tal destaque, no entanto, este é cada vez mais o sentido atual da modalidade single.

As expectativas estavam altas, depois do sucesso do seu predecessor, sendo que o tempo de espera teria sido suficiente para uma excelente maturação do novo disco. No entanto, o sucesso comercial ficou muito aquém do esperado e os fãs não terão certamente ficado particularmente agradados com esta inflexão mais experimentalista e de fusão no som dos The Kooks.

No entanto, variedade não falta actualmente no universo musical da banda, até porque, se “Westside” se aproxima mais do Rock mais convencional, há também a balada delicodoce “See me Now” com o seu piscar de olhos ao Gospel e R&B. Facto é que há muito groove neste álbum, ouça-se “It Was London”. Mas, se mesmo para os melómanos aficionados a sonoridades oriundas do país de Sua Majestade certamente não será fácil encontrar pontos de interesse em Listen, nós ficamos com muitas reservas em relação a este álbum.

Depois de uma mediana, “Bad Habit Down”, a melopeia melosa e algo desconexa de “Dreams”, convence-nos que de facto os Kooks não estarão no seu melhor em Listen.
Nem o epílogo com uma mais refrescante “Sweet Emotion” consegue fechar com maior brilhantismo um álbum que de indie-rock que procura fundir tantos elementos díspares que acaba algo perdido no meio daquela amálgama polifónica.