free website stats program

U2 processados em 5 milhões de euros por alegado plágio

Os U2 receberam uma ação judicial de Paul Rose, no valor de 5 milhões de euros, por alegado plágio da sua música “Nae Slappin”, de 1989, na música”The Fly” – o principal single do álbum clássico “Achtung Baby”, de 1991, dos irlandeses.

Esta ação acusa a banda irlandesa de ouvir a música de Paul num escritório executivo dos estúdios da Island Records, em 1989, logo após assinar um contrato com a editora. Rose afirma que os U2 estavam à procura de um novo som, a ouvir novas músicas, nas quais estava incluída a sua. “Embora fosse, provavelmente, a banda rock mais popular do mundo nos anos 80, no final desta década a banda sentiu necessidade de se revigorar.”

Um relatório do NY Post afirma: “Thomas Mullaney, advogado de Paul Rose, disse que o seu cliente apenas está a avançar com o processo agora – 26 anos depois – porque estava a começar na altura em que isso aconteceu e não queria prejudicar a sua carreira”.

Mullaney acrescentou ainda que “só recentemente é que Rose encontrou um ex-funcionário da Island Records que pode corroborar a sua história, incluindo o facto de “Nae Slappin” ter sido ouvida várias vezes durante o momento em que os U2 procuravam inspiração para gravarem o seu álbum “Achtung Baby”.

Podem ouvir as duas músicas aqui: