free website stats program

Universidade de Helsínquia oferece curso de Heavy Metal, e não é um curso qualquer…

Quando descobrimos que a Universidade de Helsínquia (University of Helsinki) está a oferecer um curso de verão chamado “Heavy Metal Music In Contemporary History and Society” (“A Música Heavy Metal na História Contemporânea e na Sociedade” tradução para português), pensamos que seriam umas “aulitas” sobre a história em geral do Heavy Metal, mas de acordo com o site da Unversidade, estávamos completamente errados!

“Os estudantes vão descobrir a importância do Heavy Metal na cultura ocidental, o seu desenvolvimento histórico e as características da subcultura relacionada com a música. Esta subcultura é particularmente forte na Finlândia, e o Heavy Metal Finlandês é reconhecido mundialmente pela qualidade, importância histórica, e pela manifestação do próprio género. Os estudantes irão também adquirir competências em críticas musicais, teoria da música, sociologia da música, entre outras competências. Sem mais demoras, o curso oferece aos estudantes bases muito sólidas para entender criticamente não só o Heavy Metal como qualquer outro género.”

O curso é dado pelo professor Finlandês Paolo Ribaldini, cujo papel na Universidade radica em “aspetos sociológicos, semióticos, e filosóficos de práticas do Heavy Metal, e recentemente no desenvolvimento da voz cantada do Heavy Metal”. Vejam em baixo um vídeo do professor a explicar o curso e o seu funcionamento: