free website stats program

Worselder – MMXIV

2014 foi o ano dos Worselder, visto que em novembro nos presentearam com o EP apropriadamente intitulado MMXIV.

Oriundos de Pamiers (França), esta banda de metal surge, em 2007, dos escombros dos Gunslinger e Arclite. Basicamente, os Worselder apostam num estilo de fusão que apelidam como “melting-pot” metal, misturando groove metal com stoner, sendo que os temas parecem apontados verdadeiramente para os concertos e para uma elevada interação com o público.

Com este registo, a banda parece ter amadurecido e apresenta uma coerência e tessitura musical bastante objetiva e direta nascida das raízes mais icónicas do metal. Em termos líricos, o EP parece fundamentar-se numa profunda consciência social, promovendo um alerta para os vários problemas que afetam os tempos modernos.

Musicalmente, a sonoridade deverá agradar aos fãs do groove e thrash metal dos anos noventa, com bandas como os Coroner, Pantera, Testament, Machine Head e Grip Inc. a surgirem no topo da lista de referências, sendo que os músicos não escondem também a predileção por bandas mais recentes como DevilDriver, Gojira e Mastodon.

Com apenas três músicas, este EP deixa-nos a expetativa por aquilo que os Worselder conseguirão produzir num formato de maior fôlego.