free website stats program

Ihsahn explica a mudança das suas guitarras Ibanez e Jackson por guitarras de materiais compostos

Recentemente, o vocalista dos noruegueses EmperorIhsahn, também artista a solo, decidiu mudar as suas guitarras Ibanez e Jackson para um fabricante menos conhecido: a empresa holandesa Aristides Instruments. Esta especializa-se na construção de instrumentos inteiramente a partir de materiais compostos.

O músico explicou à Music Radar aquilo que utiliza e faz atualmente: “Eu ainda uso os meus amplificadores Blackstar, tanto no estúdio como ao vivo. O Artisan 100 com alguns pedais overdrive pode dar-lhe um som pesado que ainda é expressivo e limpo. Ao longo dos anos, comecei a usar mais sons abertos, em vez da “confusão” total. Queres que esse detalhe seja evidente e os Blackstar podem fazer as duas coisas, para além de serem de baixo ruído”.

Ao focar-se nas guitarras, Ihsahn falou da sua mudança: “Mas eu tenho de mencionar a minha nova colaboração com a Aristides Instruments. Eu tenho sido muito privilegiado ao longo dos anos, a Ibanez construiu-me algumas guitarras incríveis e tive a sorte de estar numa posição onde eu posso realmente escolher. Eu estava cético no ínicio porque a Aristides Instruments constrói instrumentos puramente com materiais compostos. A maioria dos guitarristas ia querer ficar longe disso – como eu também fiquei – mas é incrível o quão bem elas são feitas e soam. Estes instrumentos são ressonantes; não há pontos mortos no braço da guitarra, de todo. Têm um suporte e clareza que é inacreditável”. Ihsahn acrescentou ainda: “Eu gosto da atitude deles, é muito black metal (risos): ‘Vamos fazer algo que toda a gente evita e provar que eles estão errados’. Para a tour, os instrumentos não são afetados pela humidade ou temperatura. Eles trabalham diretamente com o Tim Mills, na Bare Knuckle, que tem pickups customizados para o material das guitarras. Por isso, agora estou a usar Aristides quase exclusivamente”.

Ihsahn demonstrou o som das suas guitarras Aristides 060 Custom e Aristides 080s. Podem ver aqui: